O que é e como fazer uma análise financeira de balanços

Antes de tudo, para gerenciar uma empresa com a garantia do seu crescimento, o empreendedor deve estar ciente dos aspectos administrativos, econômicos, e comerciais do negócio

Antes de tudo, para gerenciar uma empresa com a garantia do seu crescimento, o empreendedor deve estar ciente dos aspectos administrativos, econômicos, e comerciais do negócio. Para isso, realizar a análise financeira de balanços é fundamental.

Desse modo, essa análise é um estudo do balanço patrimonial e do demonstrativo de resultado das atividades, além disso, seu foco é compreender os padrões e avaliar os custos e bens de um investimento, e apresentar a situação real da empresa.

Por exemplo, é como fazer um PGR, que é um gerenciamento de riscos. É muito importante entender a situação do negócio, antes de tomar qualquer atitude em relação ao futuro financeiro do negócio.

E, nesse sentido, por ser uma atividade difícil e que auxilia no desenvolvimento da instituição, é indispensável entender como fazê-la, compreender a sua importância e benefícios.

Uma empresa que faça persianas sob medida, pode fazer uma análise de balanço contábil que se fundamenta em avaliar a evolução dos ativos e dos passivos, das despesas e receitas e do patrimônio líquido do negócio.

Mas a análise financeira é um procedimento muito útil para que a empresa possa crescer o seu negócio, atraindo mais clientes e investidores. Este artigo vai apresentar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

É como fazer o despachante CNH suspensa, algo simples se feito com cuidado e seguindo os protocolos exigidos. O mesmo vale para a análise, se feita de modo correto.

Conceito de análise financeira de balanços

Pode-se definir a análise de balanço como a aplicação do raciocínio analítico sobre os valores dos itens patrimoniais e suas inter-relações, expressos nas demonstrações contábeis de uma organização.

Com a finalidade de realizar uma avaliação econômico-financeira da sua situação e do encaminhamento das suas operações. O foco geral é conseguir elementos para o processo de análise da continuidade financeira e das atividades operacionais da instituição analisada.

Por exemplo, uma empresa que faça serviços de construir pergolado de madeira coberto, pode precisar fazer esse tipo de análise financeira, dado que esse tipo de negócio também precisa avaliar a situação financeira do patrimônio que ela tem.

Assim, em outros termos, a análise de balanço ou análise financeira consiste em um processo meditativo sobre os valores de uma entidade, para avaliação de sua situação econômica, financeira, operacional e também as atividades de rentabilidade.

Da avaliação obtida pelos valores publicados, o analista financeiro vai extrair os elementos e fará a avaliação sobre o futuro da entidade, que é o foco da análise.

Dessa forma, é parte final da análise de balanço o julgamento do avaliador sobre a situação da empresa e suas chances futuras. Levando em conta, é claro, todo e qualquer movimento envolvendo o patrimônio.

Então, percebe-se aqui que esse balanço patrimonial é um tipo de documento em que consta a evolução do patrimônio de um negócio ao longo de um período.

Dessa forma, ele é construído a partir das movimentações econômicas que ocorreram na época que foi escolhido.

A metodologia da análise de balanço foi criada de primeira tendo em vista os desejos dos usuários externos, ou seja, das pessoas e empresas com algum tipo interesse na empresa analisada, mostrando-se uma ferramenta extremamente útil para os fins a que se destina.

Do mesmo modo, a mesma metodologia pode e deve ser usada pelos usuários internos, ou seja, os responsáveis pelo gerenciamento da marca.

Uma empresa que produz portas de aço de enrolar manual, pode usar essas metodologias sem nenhum problema empresarial, pois será de muito benefício para ela.

Assim, a companhia poderá analisar a situação do seu negócio de forma mais séria, vai conseguir ver qual foi o crescimento patrimonial em determinado tempo escolhido e, dessa forma, investir nessa análise se torna algo muito vantajoso.

De modo mais geral, pode-se dizer que o balanço patrimonial dá diversas vantagens para os gestores, tornando provável verificar quais são as fontes de recursos direcionados nos investimentos da empresa e ajudar no planejamento tributário da organização.

Para usar de exemplo, uma empresa que transporta para festas, eventos e city tour, precisa desse balanço, justamente para ter um bom auxílio no seu planejamento tributário.

O que são as chamadas despesas operacionais?

As chamadas despesas operacionais englobam todos os custos de despesas de vendas e burocráticas para a comercialização dos produtos ou serviços.

Estão dentro nas despesas operacionais, por exemplo, o estudo e o desenvolvimento de novos produtos, o marketing, seguros, entre outros gastos importantes ao negócio.

Quando se realiza a soma de todas essas despesas, o resultado é a despesa operacional da companhia.

Ou seja, são todos os custos que ela têm para se manter em operação. Ao subtrair as despesas operacionais do lucro bruto, chega-se ao lucro ou ao prejuízo operacional da organização.

Como fazer a análise de balanços

Para tirar proveito desse documento, não é somente fazê-lo sem pensar detalhadamente no que a corporação pode colher com ele. Por esse prisma, mostra-se fundamental conhecer como fazer a estrutura e a análise de balanços.

Sabendo disso, é totalmente possível considerar que uma empresa que fabrique cilindro de GNV a venda veja como fundamental que se aprenda como fazer essa análise de balanços no negócio.

Pode-se dizer que um dos aspectos principais durante essa análise é a identificação das fontes e da aplicabilidade dos recursos. No entanto, é preciso que a rentabilidade seja maior do que o custo.

Sendo assim, entre solicitar um empréstimo com o banco ou conseguir mais tempo para comprar mais materiais com o fornecedor sem que seja preciso pagar a mais por isso, sabe-se qual é a melhor alternativa. Categoricamente, é a segunda.

Mais um ponto importante nesse processo é a maturação ou maturidade dos investimentos, analisando em quanto tempo eles serão utilizados e qual é o prazo para realizar o pagamento.

De qualquer forma, para fazer uma estruturação e análise de balanços boa, é preciso contar com alguns indicadores durante esse processo a ser realizado.

Os índices de liquidez

Os indicadores de liquidez ajudam os gestores a identificarem a capacidade que a empresa tem de realizar os pagamentos de suas obrigações. Há quatro deles, que serão vistos logo abaixo. São eles:

  1. A liquidez corrente;

  2. Também a liquidez seca;

  3. A liquidez imediata;

  4. E a liquidez geral.

Esses indicadores permitem a análise da saúde financeira do negócio de modo geral, avaliando o cenário a longo prazo.

Os índices de rentabilidade

Outro ponto muito importante na estrutura e análise de balanços é o grupo de índices de rentabilidade. Alguns deles são:

  1. O retorno sobre os ativos (ROA);

  2. Também retorno sobre o patrimônio líquido;

  3. O retorno sobre os investimentos;

  4. E o chamado retorno sobre o capital.

Esses tipos de indicadores estimam o tempo de retorno, o qual os rendimentos acumulados do negócio se igualarão aos investimentos já feitos.

A importância da análise financeira de balanços

Nota-se que, hoje em dia, muitas empresas vêm tendo complicações para conseguir impor seus negócios. Estes cenários podem ser causados por várias razões.

Alguns exemplos são os problemas internos da própria organização, os concorrentes ou qualquer outra que venha decorrente do estado econômico momentâneo do país.

Alguns dos fatores que provocam a baixa de rendimento ou de produção de lucro de uma empresa, são: a má administração, falta de experiência, descontrole de fluxo de caixa, falta de capital de giro, entre outras coisas.

Para ser um ótimo gestor da empresa, é indispensável que ele identifique sua situação financeira. Deste modo, ganha-se mais facilidade e autonomia na hora de tomar uma decisão em um curto espaço de tempo.

Porém, é necessário identificar a sua capacidade de deixar as contas em dia e ver os seus resultados. Assim, será possível notar os problemas que existem na economia da organização.

É de extrema necessidade que o negócio deixe seus dados contábeis bem atualizados. Um bom contador pode te auxiliar neste aspecto, pois as demonstrações contábeis, bem como todas as informações fornecidas pelo setor de contabilidade, o ajudarão a identificar erros.

Benefícios

Essa análise é importante por dar mais orientação e uma base forte para se tomar boas decisões, bem como para a estruturação de estratégias futuras que auxiliarão no alcance dos resultados esperados. Entre as principais vantagens, estão:

  1. Vai servir como painel de controle da gestão;

  2. Também vai permitir o diagnóstico da empresa;

  3. A avaliação através de resultados precisos;

  4. Vai dar informações contábeis e financeiras mais importantes;

A ideia da análise financeira de balanços é ser um tipo espelho do cenário financeiro do negócio. Ao caminho que ajuda nos momentos de decisão da empresa, para que assim, possa chegar aos melhores resultados e ter um crescimento sustentável.

Considerações finais

De modo que uma companhia que tem as finanças em dia mostra uma boa imagem perante ao público, ela se torna totalmente renovada, como as renovações de CNH.

E, então, passa a atrair mais clientes e até mesmo muito mais investidores, que assegurarão a saúde financeira dessa marca por um longo período.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.