Se sua empresa tivesse uma boa gestão financeira, como ela estaria passando pela crise do coronavírus?

Departamento financeiro é fundamental para evitar diversos tipos de crises empresariais

Autor: Patrícia PazoldFonte: A Autora

Desde março de 2020, o mundo vem enfrentando a crise causada pela pandemia do coronavírus. Como medida de prevenção, diversas empresas precisaram fechar as portas repentinamente. Além disso, muitas pessoas perderam seus empregos. Tudo isso levou diversas empresas a passar por um momento de crise muito grave, pois a economia do mundo praticamente parou por alguns meses.
Se a sua empresa tivesse uma boa gestão financeira quando ocorreu o covid-19, como estaria neste momento de crise mundial?
Independente do ramo de atividade, se tivesse uma boa gestão financeira, certamente ela passaria por esse momento de uma forma mais tranquila.
Quer saber como? Acompanhe o artigo abaixo.
O que é uma boa gestão financeira?

Em qualquer empresa, tudo finaliza no departamento financeiro, por isso, é ele que garante, que tudo está sendo controlado e administrado corretamente. Para que isso ocorra, é necessário ter um bom software de gestão, que seja alimentado corretamente, além de controles, processos e procedimentos do financeiro alinhados com todas as áreas da empresa. Planejamento, orçamento, informações financeiras confiáveis, projeções futuras, indicadores e monitoramento de resultados são imprescindíveis para uma boa gestão.

Boa gestão financeira no momento da crise

Nenhum empresário imaginou passar por um momento desse, porém, uma empresa, com uma boa gestão financeira, já se prepara para momentos ruins. Seguem exemplos de algumas tomadas de decisões e benefícios por ter uma boa gestão financeira neste momento de crise!

  1. Tempo para se planejar: você teria um tempo maior para pensar, em como passar por essa crise sem precisar tomar decisões precipitadas com medo do futuro;
  2. Cartas na manga: com projeções futuras dos cenários (otimista, realista e pessimista) a empresa já se antecipa para um cenário ruim, e, por isso, ela já teria algumas alternativas como tomada de decisão em momento de crise;
  3. Informações financeiras confiáveis: quando se tem as informações financeiras confiáveis de forma rápida, a empresa consegue pensar mais rápido em alternativas, eliminando os gastos que não impactam tanto na empresa;
  4. Reserva do passivo: a empresa já teria uma reserva do passivo e, com isso, ela teria alguns meses de fôlego de fluxo de caixa;
  5. Benefício do governo: com os benefícios do governo, a empresa consegue ajustar seu fluxo de caixa e, assim, ganhar um fôlego maior que ameniza o impacto da queda nas vendas;
  6. Negociação com os fornecedores: as negociações com os fornecedores ajudam também no fôlego para o fluxo de caixa;
  7. Tempo para focar em se reinventar: sem a preocupação com a falta total de dinheiro, o empresário teria um tempo maior para pensar em como vender o seu produto de forma diferente.


Consultoria especializada

Se a sua empresa não possuía uma boa gestão financeira, hoje pode estar sofrendo as consequências da crise, mas ainda é possível recomeçar e se planejar novamente. Para que esses problemas não ocorram e sua empresa tenha uma vida financeira saudável é muito importante contar com uma consultoria especializada, que irá sanar todas as suas dúvidas e orientar para que em futuras crises sua empresa saia reerguida.

Sobre Patricia Pazold

Patricia Pazold tem 41 anos, é Consultora Financeira, Contadora e Coaching, graduada em Administração de empresas e Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e MBA em Gestão Tributária. No mercado de trabalho, Patricia possui 21 anos de experiência na área financeira, atuando com setor financeiro, contábil, compras, crédito, cobrança e logística. Além disso, também conta com uma bagagem de 12 anos de experiência em gestão de equipes. É especialista em consultoria financeira, elaboração e execução de treinamentos, reestruturação do setor financeiro, reestruturação do setor de logística (frota), controle de custos e despesas e controladoria.